Bife de Fígado Engorda?

Se você é adepto do consumo de bife de fígado ou não é muito chegado em fígado e nunca parou para pensar se bife de fígado engorda ou não, está na hora de rever sua alimentação, principalmente se está realizando uma dieta rigorosa.

Quem é adepto, pode continuar consumindo sem problemas e quem não é, pode repensar os seus gostos e considerar começar a consumir. Isso porque sabe-se que o fígado é uma carne com uma quantidade de calorias relativamente baixa e que é muito rico em nutrientes. 

Pesquisa em Nebraska

A Universidade de Nebraska realizou uma pesquisa e constatou que 85 gramas de fígado bovino contêm 149 calorias, o que corresponde a um pouco mais do que é encontrado nos cortes mais magros do peito de peru ou de um frango sem pele, que corresponde a 105 calorias por porção. Aquelas pessoas que se perguntaram se bife de fígado engorda podem se tranquilizar, pois essa é uma das melhores carnes para se consumir em uma dieta.

Nem as carnes suínas ou bovinas mais magras chegam a essa quantidade de calorias. Nada melhor que uma rica e saborosa fonte de proteína para integrar a dieta sem medo de cometer extravagâncias. Obviamente, o fígado não pode ser consumido em doses exageradas, pois possui um nível maior de colesterol do que outros alimentos e, por isso, deve ser consumido com moderação. 

Vitamina A

Como se não bastasse saber que a afirmação de que o bife de fígado engorda é mito, descobriu-se que a carne possui várias vitaminas e nutrientes importantes para funcionamento do corpo e manutenção da saúde. Uma porção do bife fornece vitamina A, que é facilmente absorvida pelo corpo. Cerca de 85 gramas do bife fornecem 545% da quantidade diária recomendada da vitamina. Sabe-se que a vitamina A tem a função de manter o sistema imunológico estável e forte, fortificar os ossos, garantir o crescimento e divisão das células, além de melhorar a visão.

Uma porção de 68 gramas de fígado cozido contém 21.565 Unidades Internacionais de vitamina A, o que é surpreendente, pois equivale a 431% da quantidade ideal orientada diária em uma dieta em que o consumo seja de 2000 calorias ao dia. O Instituto de Medicina dos Estados Unidos recomenda 900 microgramas por dia para homens adultos e adolescentes acima dos 14 anos, 700 microgramas para mulheres adultas e adolescentes acima de 14 anos e 600 microgramas para crianças de 9 a 13 anos. Crianças com menos de 9 anos também podem consumir a quantidade de 500 microgramas.

Vitaminas B

O complexo B é bastante completo no bife de fígado. Essas vitaminas ajudam o organismo a metabolizar alimentos, melhorar a saúde da pele, proteção das células vermelhas do sangue, manutenção e proteção do sistema nervoso e ainda ajuda as mulheres grávidas na prevenção de doenças nos bebês.

O fígado bovino fornece as seguintes vitaminas do complexo B: B1, B2, B3, B6, B9 e B12. Sabe-se que uma porção de 85 gramas pode fornecer um terço da quantidade de B6 solicitada por dia. A B6 ainda atua na função hormonal e na formação de ácidos nucleicos. Já a vitamina B12 é essencial para produção do DNA e RNA, regulação dos níveis do sangue homocisteína (evitando doenças cardíacas) e para metabolizar gorduras e proteínas ingeridas.

A vitamina B9 pode ser adquirida em apenas uma porção de fígado, o que corresponde a 43%. Essa vitamina desempenha importante papel na metabolização de carboidratos, ácidos nucleicos e aminoácidos. A vitamina B2, juntamente com outras vitaminas, atua na conversão de carboidratos em energia, na produção de células vermelhas e outros processos. Mais da metade da quantidade diária de vitamina B3 pode ser adquirida com o consumo de uma porção de 85 gramas.

Vitamina D e Ferro

O fígado é fonte natural de vitamina D, sendo essencial para a saúde dos ossos, fortalecimento do sistema imunológico e redução de inflamação no corpo. Geralmente é difícil encontrar a vitamina D nos alimentos do dia a dia, sendo assim mais fácil adquirir a vitamina através da exposição ao sol ou com suplementação.

O fígado surge como uma alternativa, pois em uma porção de 100 gramas está 12% da quantidade diária recomendada. O bife de fígado, além de não engordar, ainda fornece 7,5 miligramas de ferro por porção de 85 gramas. Essa proteína é considerada a segunda maior fonte de ferro em comparação com outras carnes, perdendo apenas para o fígado de frango. A quantidade de ferro por dia varia de caso a caso, sendo necessário marcar uma consulta com o nutricionista para indicar o melhor consumo.

Outros benefícios

O fígado foi classificado recentemente como um dos melhores alimentos para ser consumidos nas dietas, ou seja, o bife de fígado engorda pouco e ainda possui vitaminas e compostos benéficos para a manutenção da saúde do corpo. Além disso, o fígado contribui para reduzir o estresse, além de prevenir o derrame e riscos de ataque do coração por transformar a homocisteína em um composto não prejudicial à saúde.

A niacina presente na carne ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a glutationa é um importante antioxidante, retardando assim o envelhecimento das células. Os compostos de vitaminas são efetivos na redução dos riscos de câncer. O bife de fígado ainda pode evitar a artrite e asma por amenizar as condições inflamatórias. Já o cobre ajuda na recuperação dos tecidos. Enfim, muitos são os benefícios atrelados ao consumo do fígado. Que tal acostumar o seu paladar e integrar essa carne na sua dieta?