Rio Alcântara

 

               google earth

                      A nascente do Rio Alcântara, no município de São Gonçalo/RJ encontra-se no bairro de Maria Paula, onde é chamado rio Maria Paula; suas águas percorrem para as partes mais baixas do terreno pelos bairros Arsenal e ao atravessar o bairro do Colubandê onde recebe o nome de rio Colubandê. Ao percorrer os bairros do Mutondo e Alcântara as suas águas concentram em um único ponto formando o Rio Alcântara que deságua (foz) no rio Guaxindiba que ainda está bem preservada devido à Àrea de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim; algumas das nascentes do Rio Alcântara estão localizadas no município de Niterói/RJ.

 

O Rio Alcântara “com vida”

                     Águas límpidas e cristalinas percorriam o rio Alcântara no início da ocupação do município de São Gonçalo/RJ (século XIV). Atividades agrícolas (cultivo da cana-de-açúcar e do café) durante o período colonial e imperial no Brasil ao final do século XIX  e, ainda o cultivo da laranja contribuíram para o desmatamento das suas matas ciliares, assoreamento do rio o que comprometeu  suas águas antes usadas para pesca, banho, lazer, plantação, navegação e,dentre outros.

 

O Rio Alcântara “morto”

como matamos

                

                     A partir de 1940, o município de São Gonçalo/RJ passou por um grande desenvolvimento da sua economia em função da instalação de inúmeras indústrias o que despertou um grande atrativo para a chegada de centenas de pessoas para o município, como podemos observar na figura 1:

grafico

Figura 1. Censo demográfico do município de São Gonçalo- período de 1970 a 2000. Fonte: Dados obtidos pelo IBGE.

livre_feilletes029leitura complementar

                            Ao longo do curso principal do Rio Alcântara e dos seus canais foram construídas moradias sem infra-estrutura de saneamento básico e, consequentemente esgoto a céu aberto e obtenção de água não tratada. Muitas encostas dos morros foram ocupadas, como também construções as margens dos rios. Observamos muitas ruas asfaltadas em cima de leito dos rios impedindo a infiltração da água no solo que, em épocas de chuvas os canais não comportam o grande volume de água pluvial provocando as enchentes como mostra a figura 2. 

Enchente alcântara 7

                                                                       Figura 2. Enchente no Rio Alcântara (curso principal) no sentido à jusante em abril de 2010.Fonte: www.diariodaclasse.org/2010/04/enchente-em-sao-gonçalo-rj-bairro.html
                                                                                                                               

 livre_feilletes029leitura complementar

 

                     A inauguração da Ponte Rio Niterói em 1974 e a construção da Rodovia federal BR-101 (trecho Niterói-Manilha) na década de 1980 tornaram-se fortes agtrativos para as pessoas migrarem para o município de São Gonçalo/RJ, uma opção de moradia para milhares de pessoas devido ao baixo preço dos terrenos; com o desmembramento de antigas fazendas sem aprovação específica houve inúmeras construções irregulares, como casas, indústrias, além da aberturas de estradas ao longo do curso principal ou nos canais do Rio Alcântara. Tudo isso comprometeram o quadro ambiental do Rio Alcântara.

 Atividade II – Módulo 2

Atividade